O caminhão elétrico de longo alcance da Mercedes-Benz, o eActros 600, passou por rigorosos testes com sucesso em temperaturas de verão de até 44°C. Engenheiros testaram um protótipo do eActros 600 em calor extremo na região de Andaluzia, Espanha. Por cinco semanas, desde seu trem de força elétrico e gerenciamento térmico da bateria até seu sistema de ar condicionado e velocidade de recarga rápida, foram submetidos a avaliações diante de altas temperaturas.
Após a conclusão dos testes de calor extremo, o eActros 600 percorreu com sucesso mais de 2.000 km, partindo de Granada via Valencia e Barcelona na Espanha, e em seguida passando por Montpellier e Lyon na França, até chegar ao seu destino final no centro de desenvolvimento e teste da Mercedes-Benz Trucks em Wörth am Rhein, na Alemanha.
Após os testes de inverno na Finlândia em temperaturas congelantes de até -25°C e testes iniciais em estradas públicas, o caminhão elétrico agora teve que demonstrar seu desempenho em temperaturas superiores a 40°C na Espanha. O eActros 600 superou os desafios dos testes com facilidade. No próximo passo, será testar sua operação real com clientes.
O eActros 600 possui três conjuntos de baterias de fosfato de ferro e lítio e uma capacidade total instalada de mais de 600 kWh em produção em série. Ele possui dois motores elétricos com uma potência de 400 kW e uma potência de pico superior a 600 kW. Em setembro, a Mercedes afirmou que teria uma autonomia de “cerca de 500 km” com uma única carga. O caminhão elétrico de longa distância é projetado para carregar de 20% a 80% em menos de 30 minutos. Os engenheiros projetaram o eActros 600 para percorrer 1,2 milhão de km nas estradas ao longo de 10 anos.
A Mercedes-Benz Trucks planeja fabricar tanto uma unidade tratora quanto variantes rígidas do eActros 600 no momento do lançamento no mercado. O eActros 600 fará sua estreia oficial em 10 de outubro e espera-se que entre em produção em 2024.
Fotos: Daimler AG.
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos!
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.