Apenas algumas semanas depois de obter a certificação de aeronavegabilidade experimental da Federal Aviation Administration (FAA), a Universal Hydrogen levou com sucesso seu avião elétrico a hidrogênio regional de 40 passageiros aos céus. A aeronave decolou do estado de Washington nesta manhã e atingiu uma altitude de 3.500 pés antes de pousar com segurança, como pode ser visto no vídeo abaixo. A Universal Hydrogen Co. é uma empresa de aviação sediada no sul da Califórnia fundada em 2020 por engenheiros com a missão de tornar a aviação elétrica a hidrogênio com zero emissão uma realidade.
No início de fevereiro, falamos sobre novos marcos alcançados usando seu Dash-300 flying test bed. A aeronave tem capacidade para transportar mais de 40 passageiros usando células de combustível de hidrogênio e powertrains elétricos e promete se tornar eventualmente a maior de seu tipo a voar. A pista para o mais recente marco de hoje começou com a certificação experimental da FAA do Dash-300, permitindo que a Universal Hydrogen decolasse.
A Universal Hydrogen está comemorando o primeiro voo bem-sucedido do avião elétrico a hidrogênio nesta manhã, que decolou em Grant County, Washington, às 8h41 PST e voou por 15 minutos. Para este voo inicial, um dos motores do avião foi substituído pelo trem de força elétrico de célula de combustível da Universal Hydrogen.
O outro motor padrão permaneceu para garantir a segurança do avião e de seu piloto, o ex-piloto de testes da Força Aérea dos EUA, Alex Kroll. Kroll falou sobre a confiança alcançada durante o voo: Durante o segundo circuito sobre o aeroporto, estávamos confortáveis com o desempenho do trem de força de hidrogênio, então pudemos reduzir a velocidade do motor de turbina a combustível fóssil para demonstrar o cruzeiro principalmente com a energia do hidrogênio.
O avião se comportou lindamente e o ruído e as vibrações do trem de força de célula de combustível são significativamente menores do que o do motor de turbina convencional. Representantes da Connect Airlines estavam presentes quando o avião elétrico a hidrogênio decolou.
A Connect garantiu o primeiro pedido nos EUA para converter 75 aviões ATR 72-600 para trens de força de hidrogênio da Universal Hydrogen com direitos de compra para mais 25. O CEO da Connect Airlines, John Thomas, também disse:
Hoje ficará registrado nos livros de história como o verdadeiro início da descarbonização da indústria aérea global e nós, da Connect Airlines, estamos extremamente orgulhosos do papel que desempenharemos como primeiro operador dos EUA, liderando o caminho com a Universal Hydrogen. Nós nos comprometemos a ser a primeira companhia aérea com emissão zero da América do Norte e este voo histórico, utilizando hidrogênio, que pode ser produzido apenas com a luz solar e emitindo apenas água, é um marco importante em nossa jornada.
Com o primeiro voo bem-sucedido concluído, a Universal Hydrogen inicia um programa de testes de dois anos que deve permitir a certificação completa para voos de passageiros movidos a hidrogênio elétrico usando os referidos aviões ATR 72 até 2025. O voo também marca o Dash-300, o avião de teste voador, como o maior avião elétrico movido a hidrogênio a decolar, abrindo caminho para mais conversões de aeronaves existentes para a tecnologia de hidrogênio elétrico. O cofundador e CEO da Universal Hydrogen, Paul Eremenko, explicou:
Nosso modelo de negócios resolve o problema do ovo e da galinha entre aviões a hidrogênio e infraestrutura de hidrogênio, desenvolvendo ambos em paralelo e com uma abordagem exclusivamente de baixo custo. Os aviões são convertidos em hidrogênio usando um kit de conversão pós-venda, abordando a frota existente em vez de desenvolver um avião completamente novo. E o abastecimento de hidrogênio usa cápsulas modulares compatíveis com redes de frete e equipamentos de manuseio de carga existentes nos aeroportos, tornando todos os aeroportos do mundo prontos para hidrogênio.
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