Por meio de seu projeto conjunto MaterialLoop, a Audi está provando que é possível transformar carros antigos em novos. O projeto visa “fechar o ciclo” de materiais, como aço, alumínio, plástico e vidro, reciclando-os para construir novos carros e reduzir significativamente as emissões e o desperdício.
Os carros movidos a gasolina emitem cerca de 4,6 toneladas métricas de dióxido de carbono por ano, de acordo com dados da EPA. No entanto, mesmo antes desses veículos chegarem às ruas e muito depois, eles poluem a terra.
A produção de alumínio, aço, plásticos e vidro pode gerar emissões significativas de carbono ao longo do tempo. A AIE estima que as emissões diretas de CO2 da produção de aço bruto sejam de cerca de 1,39 toneladas de CO2 por tonelada de aço produzido.
Embora a intensidade direta de CO2 tenha caído ligeiramente nos últimos anos, a AIE afirma que “cortes substanciais” ainda são necessários para chegar à Cenário de Emissões Zero para emissões zero até 2050.
Isso levou alguns fabricantes de automóveis, ambientalistas e outros formuladores de políticas a desenvolver a ideia de uma economia circular na indústria automotiva. Em outras palavras, reciclar peças de carros antigos para fazer novos veículos.
A Audi se uniu a 15 parceiros de pesquisa, reciclagem e fornecedores em seu projeto “MaterialLoop”, concentrando-se em salvar materiais valiosos e reutilizá-los para a produção, o que diminuirá a pegada ambiental do veículo.
Em outubro de 2022, a Audi desmontou 100 veículos como parte do projeto. Após a desmontagem, os materiais do carro foram classificados em grupos, como aço, alumínio, plástico e vidro, enquanto os parceiros testavam a reutilização de cada um após a reciclagem.
As descobertas do projeto, segundo a Automobilwoche, sugerem que mais de 85% do aço e mais de 60% do alumínio dos veículos em fim de vida da Audi podem ser reutilizados e reciclados para carros futuros.
A Audi está usando aço reciclado para construir peças internas de porta para cerca de 15.000 veículos em sua fábrica de prensas em Ingolstadt, na Alemanha.
A montadora alemã afirma que está reunindo conhecimentos sobre o uso de vidro automotivo reciclado desde a primavera passada em um projeto piloto separado. As janelas de carros quebradas além do reparo são esmagadas em pedaços pequenos e derretidas. Na verdade, a Audi diz que o vidro já está sendo usado na produção do SUV elétrico Q4 e-tron (imagem acima).
Pela primeira vez, a Audi estabeleceu um processo que utiliza reciclagem química para reutilizar resíduos plásticos na produção em série do Audi Q8 e-tron.
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