Em uma palestra ministrada pelo Professor Doutor Messias Borges da Silva no VI Workshop de Educação e Pesquisa do Estado de São Paulo, foi abordado um tema de extrema importância: Inovação no ensino, com ênfase nas engenharias.
Este é um assunto que vem sido muito comentado, pois sabemos que é necessário uma mudança no ensino em nosso país. E não somente no Brasil, mas em todo o mundo, onde é aplicado o método tradicional de ensino.
Na palestra, uma das primeiras coisas faladas pelo professor é a forma como os estudantes de hoje são conectados e tem uma forma de aprender diferente. Mas o ensino continua o mesmo de cem anos atrás. Messias cita um estudo realizado com os alunos aprovados que tiraram média A em um determinado curso em Harvard, e que teriam que fazer uso de tudo que tinham aprendido durante o semestre em um projeto dois meses depois. O resultado foi que 40% dos alunos não conseguiram fazer uso do conhecimento adquirido durante o semestre, ou seja, não aprenderam.
O que acontece é que o ensino ainda é muito focado em memorização e não na resolução de problemas que tenham relação com o mundo real ou relevância para suas vidas.
A situação atual do ensino está assim:
- Classes Lotadas: é muito normal vermos de 50 a 80 alunos em uma única sala de aula;
- Mesmo conteúdo e aplicações aplicado ano após ano;
- A memória é mais importante que o raciocínio e a imaginação;
- Pedagogia baseada na ideia de transferência de conhecimento;
- O grau de conhecimento é medido por provas individuais.
Em contrapartida, temos o perfil do jovem atual:
- Não tem paciência para estudar/trabalhar;
- Executa múltiplas tarefas simultaneamente;
- Usa muito mídias sociais;
- Possui uma mente seletiva para uma excesso de informações;
- Não sabe obedecer ordens;
- Possui “síndrome do motorista de táxi”, sabe tudo!
- Dificuldade em comunicação escrita e conhecimento gerais.
E é por este perfil que é preciso uma mudança no método de ensino, o método tradicional não traz nenhum atrativo ao aluno.
A visão internacional
Tem sido discutido muito sobre este tema no exterior, e na visão deles os profissionais que o professores vão ajudar a formar devem entender os princípios de liderança e devem ser capazes de praticá-los em proporções crescentes com o avanço de suas carreiras. Há uma necessidade deles também possuírem uma mentalidade e prática de trabalho baseadas em altos padrões éticos e um forte sendo de profissionalismo.
Em uma palestra ministrada pela presidente do MIT que o professor assistiu, foi falado nela:
Precisamos cultivar pessoas tecnicamente astutas que possam aplicar suas habilidades para orientar o desenvolvimento econômico e social e capazes de encontrar soluções ambientalmente aceitáveis para os problemas técnicos e ajudar a reduzir a desigualdade social.
Então, o que pode ser mudado?
- O modelo de ensino que é praticado;
- As metodologias de ensino/aprendizagem devem ser reformuladas;
- Dar maior ênfase ao trabalho do aluno;
- Aprendizagem ativa, baseada na solução de problemas reais, orientada a projetos e a necessidade da vida;
- Uma contraposição a uma forma de ensino passiva e assentada na transmissão de conhecimento;
- Modelo de aprendizagem mais participativo, mais atrativo para os alunos e mais centrado na aquisição e competências;
- Maior acompanhamento dos alunos por parte dos professores e uma investimento permanente na melhoria da qualidade da educação.
Você pode ver mais no vídeo completo do professor, aqui.
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