A Daimler planeja uma mudança fundamental em sua estrutura, projetada para desbloquear todo o potencial de seus negócios em um futuro com emissões zero e orientado por software. O Conselho de Supervisão e o Conselho de Administração da Daimler concordaram em avaliar uma cisão de seu negócio de Caminhões e Ônibus e iniciar os preparativos para uma listagem separada da Daimler Truck.
Pretende-se que uma participação majoritária significativa na Daimler Truck seja distribuída aos acionistas da Daimler. O negócio Daimler Truck terá uma gestão totalmente independente, governança corporativa autônoma, incluindo um presidente independente do Conselho de Supervisão, e é direcionado para se qualificar como uma empresa DAX. A transação e a listagem da Daimler Truck na bolsa de valores de Frankfurt devem ser concluídas antes do final do ano de 2021. Além disso, também é intenção da Daimler renomear-se Mercedes-Benz no momento apropriado.
“Este é um momento histórico para a Daimler. Representa o início de uma profunda reformulação da empresa. Mercedes-Benz Cars & Vans e Daimler Trucks & Buses são empresas diferentes com grupos de clientes, caminhos de tecnologia e necessidades de capital específicos. A Mercedes-Benz é a marca de carros de luxo mais valiosa do mundo, oferecendo os carros mais desejados para clientes exigentes. Daimler Truck fornece soluções e serviços de transporte líderes da indústria aos clientes. Ambas as empresas atuam em setores que estão passando por grandes mudanças tecnológicas e estruturais. Diante desse contexto, acreditamos que eles serão capazes de operar mais efetivamente como entidades independentes, dotadas de forte liquidez e livres das restrições de uma estrutura conglomerada.” Disse Ola Källenius, Presidente do Conselho de Administração da Daimler e Mercedes-Benz.
Como parte de uma estrutura corporativa mais focada, a Mercedes-Benz e a Daimler Truck também serão apoiadas por entidades dedicadas de serviços financeiros e de mobilidade cativos, impulsionando as vendas com soluções personalizadas de financiamento, leasing e mobilidade, aumentando a retenção e construindo a fidelidade do cliente. Nesse processo, a empresa planeja atribuir recursos e equipes da atual Daimler Mobility tanto à Mercedes-Benz quanto à Daimler Truck.
“Temos confiança na força financeira e operacional de nossas duas divisões de veículos. E estamos convencidos de que uma gestão e governança independentes lhes permitirão operar com ainda mais rapidez, investir de forma mais ambiciosa, buscar crescimento e cooperação e, assim, ser significativamente mais ágeis e competitivos”, acrescentou Källenius.
A Daimler Truck pretende gerar valor para seus acionistas acelerando a execução de seus planos estratégicos, aumentando sua lucratividade e avançando no desenvolvimento de tecnologias livres de emissões para caminhões e ônibus.
“Este é um momento crucial para a Daimler Truck. Com a independência, vêm maiores oportunidades, maior visibilidade e transparência. Vamos crescer ainda mais e continuar nossa liderança em sistemas de transmissão e automação alternativos. Já definimos o futuro do nosso negócio com caminhões elétricos a bateria e células a combustível, bem como posições fortes na direção autônoma. Com parcerias direcionadas, aceleraremos o desenvolvimento de tecnologias-chave para levar os melhores produtos da categoria aos nossos clientes rapidamente”, disse Martin Daum, membro do Conselho de Administração da Daimler e Presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck.
“A Daimler Truck já possui uma base financeira sólida e nosso modelo de negócios é robusto. Continuaremos a trabalhar em nossa gestão de fluxo de caixa e sabemos como lidar com os ciclos de mercado da indústria – provamos isso novamente na redução significativa do mercado global relacionado à COVID-19. Temos estratégias claras para elevar nosso desempenho financeiro e acelerar nossa execução. Usaremos nossas marcas globais fortes e conhecidas, nossa escala e nossa tecnologia excepcional para fornecer retornos líderes do setor”, acrescentou Daum.
A Daimler Truck é a maior produtora de caminhões e ônibus do mundo, com posições de liderança no setor na Europa, América do Norte e Ásia, e com mais de 35 locais principais em todo o mundo. Com mais de 100.000 funcionários, ela reúne sete marcas sob o mesmo teto: BharatBenz, Freightliner, Fuso, Mercedes-Benz, Setra, Thomas Built Ônibus e Western Star. Em 2019, um total de cerca de meio milhão de caminhões e ônibus foram entregues aos clientes. A receita em 2019 para as divisões individuais foi de €40,2 bilhões para a Daimler Trucks e €4,7 bilhões para a Daimler Buses. O EBIT – EBIT é a sigla em inglês para “Earnings Before Interest and Taxes”. Em português, significa “lucro antes dos juros e tributos”, que acabou gerando a sigla: LAJIR – totalizou €2,5 bilhões para Daimler Trucks e €283 milhões para Daimler Buses.
Manfred Bischoff, Presidente do Conselho de Supervisão da Daimler, vê a lista de mercado planejada como um passo importante para criar valor: “Mercedes-Benz e Daimler Truck entram nesta transformação com pontos fortes significativos e estamos convencidos de que irão emergir ainda mais fortes como empresas independentes, servindo seus respectivos clientes. Com seus perfis de retorno e necessidades de capital diferentes, a razão para duas entidades independentes é evidente. Estamos convencidos de que o mercado de capitais apreciará a oportunidade de investir em negócios mais claramente focados e puros. A decisão final sobre a cisão deve ser tomada por uma assembleia extraordinária de acionistas da Daimler, que está planejada para ocorrer no terceiro trimestre de 2021.“
Michael Brecht, presidente do Conselho Geral de Trabalhos da Daimler, endossou os planos: “A transformação de nossa indústria está avançando rapidamente. Para acompanhar o ritmo, precisamos investir em inovações com ousadia e rapidez. Para isso, iremos criar um fundo de inovação com um volume de €1,5 bilhão para a Daimler Truck, além de nossos planos financeiros atuais. Isso nos permitirá investir em novos produtos e tecnologias, e teremos um papel ativo contribuindo com nossas idéias. Isso fornece suporte adicional para nossos locais e ajuda a garantir empregos. Além disso, acordos coletivos de trabalho, como nossos acordos trabalhistas, continuarão em vigor até o final da década. A independência planejada trará muitas vantagens à Mercedes-Benz e à Daimler Truck, e continuaremos a fazer tudo ao nosso alcance para defender os interesses de nossos colegas. Temos a oportunidade única de moldar de forma proativa e sustentável nossas unidades de veículos comerciais – da produção ao negócio de serviços – a fim de ajudar a escrever o próximo capítulo da história de sucesso da Daimler Truck.”
Todos os detalhes adicionais da cisão pretendida serão apresentados aos acionistas em uma assembleia extraordinária de acionistas no terceiro trimestre de 2021, a fim de obter a aprovação obrigatória do plano.
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