Se você ficou surpreso ao saber que o Google conhece os lugares em que você esteve, esteja preparado para cair da sua cadeira, porque a verdade é que ele sabe muito mais sobre você.
Eles colhem suas informações a partir dos cliques nos anúncios, do seu aniversário, do dispositivo que você usa e da conexão Wi-Fi em que você está conectado no momento. Embora, de acordo com este infográfico do Security Baron, o Google acabe sendo um bebê diante do que alguns de seus rivais sabem.
Antes de ver este infográfico, tente adivinhar qual rede social mais sabe sobre você (tenho certeza que não vai adivinhar).
Aqui, algumas conclusões do infográfico:
Google, Apple, Facebook, Twitter, Amazon e Microsoft têm seu número de telefone e endereço de email. Alguns até guardam seus recursos de voz e faciais, embora outros como o Twitter estejam menos envolvidos: eles não têm seu nome, sexo ou data de aniversário, mas sabem qual dispositivo você usa, suas mensagens e seu fuso horário.
O Facebook é talvez o mais agressivo na coleta de dados: possui informações demográficas muito detalhadas. Isso, apesar dos escândalos que a rede passou em 2018 para vender informações e colocar em risco o público. A empresa conhece sua família, o que você come, religião, localização, estado civil e opiniões políticas. As informações podem ser usadas pelos anunciantes.
A Amazon, a famosa loja online que também possui um mecanismo de pesquisa, tem acesso a IDs pessoais, cartões de crédito e sabe muito sobre suas pesquisas, cliques e compras.
A Apple é surpreendentemente uma das menos conhecidas sobre as informações dos clientes. A empresa de Cupertino não parece tão obcecada em saber cada passo que seus clientes dão. O que ele armazena são metadados, ou seja, dados de outros dados, especialmente quando as mensagens são enviadas. Não é assim que as chamadas ou as próprias mensagens.
Se você respondeu Facebook, Google ou Microsoft , você acertou. Eles são os mais fortes na coleta de dados. Ainda mais com Cortana, assistente de voz da Microsoft e com o Gmail, oferecendo acesso a uma quantidade ilimitada de suas próprias informações.
Obviamente, as empresas de tecnologia não teriam acesso aos seus dados se não tivessem sua permissão. Para fazer isso, todas as etapas que você executa, especialmente se você deseja ter acesso a um serviço (gratuito ou pago),vai ter os termos de privacidade. Não o culpamos por não querer ler as infinitas condições, nem por você se importar pouco no momento em que precisa usar alguns dos serviços muito úteis oferecidos por grandes empresas.
A questão, no entanto, trouxe alguns problemas sérios: na Europa, uma ação judicial ocorreu em diferentes países diante de órgãos reguladores nacionais, acusando a gigante da tecnologia de “enganar” os usuários para espioná-los, violando as regras de proteção à privacidade.
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