A Maserati lançou oficialmente seu terceiro modelo totalmente elétrico, o GranCabrio Folgore, durante o evento “Folgore Day” em Rimini, Itália. A estreia do novo conversível da Maserati se destaca por seus três motores totalmente elétricos e impressionantes especificações de desempenho.
Além disso, a Maserati está comemorando seus 110 anos na indústria automobilística com um evento focado em veículos elétricos, denominado “Folgore Day”. Durante o evento, realizado em Rimini, Itália, foram apresentados componentes-chave e opções de personalização para os dois primeiros modelos totalmente elétricos da Maserati – o GranTurismo Folgore e o Grecale Folgore.
O Maserati GranCabrio Folgore possui especificações impressionantes e uma data de entrega estimada. Assim como seu irmão GranTurismo, o GranCabrio é construído sobre a arquitetura proprietária Atlantis de 800V da Maserati, desenvolvida a partir do zero a partir de 2017. Ele abriga uma bateria de 92,5 kWh (83 kWh utilizáveis) que pode atingir taxas de carga de até 270 kW em um carregador rápido de corrente contínua (DC), recuperando 100 km (62 milhas) em 5 minutos e recarregando de um estado de carga de 20-80% em 18 minutos.
Essa bateria oferece aos clientes uma autonomia WLTP totalmente elétrica entre 419 e 447 km, dependendo do modo de condução escolhido entre os quatro disponíveis: Max Range, GT, Sport e Corsa.
Certamente, embora não tenha a melhor autonomia do mercado, este novo conversível totalmente elétrico não foi projetado para viagens longas com a família. Os três motores radiais de ímã permanente de 300 kW combinam-se para fornecer uma potência máxima de 560 kW (610 kW com MaxBoost), oferecendo 1.350 Nm de torque.
Os motores do Maserati GranCabrio Folgore combinam-se para alcançar uma velocidade máxima de 290 km/h, mas isso é limitado por computador. Ele poderia ir mais rápido se os engenheiros permitissem. O elegante conversível pode acelerar de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, mas perde um pouco de desempenho em linha reta, indo de 0 a 200 km/h em 9,1 segundos.
O trem de força AWD apresenta vetorização de torque com suspensão dianteira de braço duplo e suspensão traseira multi-link com amortecimento que maximiza a força descendente vertical e a dinâmica de condução.
O mencionado modo Corsa dá aos motoristas do GranCabrio Folgore acesso a toda a potência de 800V do conversível, proporcionando ao acelerador uma sensação mais direta de torque instantâneo – perfeito para manobras de curva. O modo Corsa exibe diagnósticos críticos no painel, como temperatura da bateria e distribuição de torque.
Falando do painel de instrumentos, o GranCabrio Folgore parece tão luxuoso quanto veloz. Com capacidade para quatro pessoas, o conversível exibe a filosofia de design da Maserati de “equilíbrio dos opostos”, que contrasta o luxo atemporal com a mais recente tecnologia.
O layout de “carro esportivo” apresenta “materiais reais” adicionados para proporcionar uma sensação dinâmica, porém emotiva, leve, mas confortável. Como é um veículo ao ar livre, o Maserati GranCabrio Folgore possui aquecedores de pescoço que sopram diretamente dos assentos, além de um protetor de vento opcional que pode ser armazenado no porta-malas, localizado atrás dos bancos dianteiros quando não há passageiros no banco traseiro (quem quer todo esse peso extra atrás, de qualquer forma?).
O teto de lona macia está disponível em cinco opções de cores diferentes e pode ser aberto e fechado em 14 e 16 segundos, respectivamente. É iniciado com o toque de um botão no painel de controle central em velocidades de até 50 km/h.
O exterior apresenta as novas luzes verticais da Maserati vistas no carro de topo MC20 (versão a combustão) e um logotipo tridente iluminado em 3D na grade dianteira. A traseira apresenta luzes boomerang totalmente em LED inicialmente vistas no GranTurismo Folgore e uma configuração de rodas escalonadas – maiores na traseira (21” 295/30) e ligeiramente menores na frente (20” 265/35).
A Maserati afirma que o novo GranCabrio Folgore de 2025 abrirá pedidos em agosto, seguido pelo início oficial das vendas no quarto trimestre de 2024. Ainda não temos o preço exato, mas esperamos que o VE custe mais de US$ 200.000.
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