O principal fabricante de veículos elétricos, BYD, surpreendeu a indústria ao lançar o novo Seagull (Dolphin Mini), com preços iniciais a partir de US$ 9.700 (69.800 yuan). Embora o novo carro elétrico da BYD, apelidado de “Lamborghini mini”, não esteja disponível por aqui e nem no mercado americano, os fabricantes estão de olho.
O novo Seagull EV da BYD impressiona a indústria
A BYD lançou o novo Seagull EV Honor Edition (Dolphin Mini no exterior) no início deste mês com um “preço surpreendente” a partir de cerca de US$ 9.700 (69.800 yuan).
Impulsionado pelas baterias Blade da BYD, o novo EV está disponível em versões de 30,08 kWh e 38,88 kWh. O primeiro é capaz de percorrer até 305 km no ciclo CLTC, enquanto o último oferece até 405 km. Ele também pode ser carregado de 30% a 80% em 30 minutos.
O interior não parece de um carro elétrico barato, com uma tela central de 10,1 polegadas rotativa e um design minimalista. Com a rede inteligente DiLink, os usuários podem interagir e assistir vídeos. De acordo com relatos locais, o Seagull ganhou o apelido de “Lamborghini mini”, pois o designer ex-Lamborghini, Wolfgang Egger, liderou o projeto. Talvez ainda mais importante, a BYD supostamente lucra com o “Lamborghini mini”, o que preocupa os fabricantes americanos de automóveis.
De acordo com Terry Woychowski, ex-executivo da GM e atual presidente automotivo da Caresoft Global, o novo Seagull da BYD poderia ser um “chamado de alerta para o restante da indústria”. Em um novo relatório da CNBC, Woychowski chamou o carro elétrico de baixo custo de “um evento significativo” enquanto os fabricantes de automóveis americanos buscam se manter atualizados.
Carro elétrico da BYD e a indústria
Os fabricantes de automóveis americanos buscam carros elétricos acessíveis para competir. A Caresoft, uma empresa de consultoria em engenharia, inspeciona (digital e fisicamente) cada parte de um veículo para determinar como seus clientes podem melhorar a eficiência. Depois de estudar o novo Seagull da BYD, a empresa considerou seu design simples e eficiente, construído e executado. No entanto, a Caresoft encontrou qualidade e confiabilidade melhores do que o esperado. “O que eles fizeram está muito bem feito,” explicou Woychowski. “É feito de forma eficiente.” Por menos de US$ 10.000, é uma pechincha.
Embora a BYD não tenha planos de entrar no mercado de veículos elétricos de passageiros dos EUA, se o Seagull chegasse à América, provavelmente ainda seria dezenas de milhares de dólares mais barato do que o carro elétrico médio. A BYD lançou o Seagull EV na América do Sul como o Dolphin Mini. No Brasil, o EV tem um preço inicial de cerca de R$115.000. Enquanto isso, os fabricantes de automóveis americanos estão se preparando para o inevitável. “O que vimos ao longo do tempo é que os fabricantes de automóveis eventualmente entram em todos os mercados que importam”, disse Marin Gjaja, diretor de operações do Ford Model E, em uma entrevista recente à CNBC.
A Ford está alterando seus planos para focar em veículos elétricos menores e mais acessíveis, incluindo uma picape elétrica compacta e um SUV. De acordo com fontes, o primeiro modelo deve ser lançado em 2026, com um preço inicial de cerca de US$ 25.000. Enquanto isso, a rival GM planeja introduzir seu próximo Chevrolet Bolt EV de próxima geração, baseado em sua plataforma Ultium, no próximo ano. Segundo o diretor financeiro Paul Jacobson, o novo Bolt EV economizará bilhões como seu primeiro modelo baseado em Ultium a usar baterias LFP. A Ford também planeja usar baterias LFP para seus modelos de próxima geração para reduzir os custos.
Em meio à mudança para veículos elétricos menores, a Ford está supostamente adiando os planos de lançar um SUV elétrico maior de três fileiras. O CEO Farley afirmou que construir EVs maiores, como o F-150 Lightning, é muito caro.
Enquanto isso, a BYD lançou uma “batalha de libertação”, como a chama, contra os veículos movidos a gasolina. O fabricante de automóveis chinês lançou uma série de EVs de baixo custo, incluindo uma versão atualizada de seu best-seller, o Dolphin.
A BYD tem uma grande vantagem, pois fabrica quase todos os componentes de seus veículos. Por exemplo, exceto pelas janelas e pneus, tudo é feito internamente para o BYD Dolphin.
Relatórios sugerem que a plataforma de próxima geração de EVs da BYD poderia reduzir ainda mais os custos, colocando mais pressão sobre os fabricantes de automóveis americanos para agirem.
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