Pela quarta vez consecutiva, a Sony levou seu protótipo de carro elétrico para a CES para mostrá-lo ao público global. Mas este ano finalmente obtivemos o que sempre quisemos: uma data de produção. Também obtivemos um nome: “AFEELA”.
Em termos de especificações, não ouvimos muita coisa nova este ano. Presumivelmente, terá as mesmas ou similares especificações anunciadas originalmente – tração nas quatro rodas com dois motores de 400kW, aceleração de 0-100km/h (0-62mph) em 4,8 segundos e velocidade máxima de 240km/h. Ainda não temos informações sobre o preço ou tamanho da bateria.
A Sony destacou sua expertise em eletrônica, focando nas habilidades de sensação e infotainment do carro. O veículo terá 45 sensores para condução autônoma (mais do que os 40 apresentados no ano passado) e incluirá opções avançadas de entretenimento dentro do carro.
A Sony acredita que sua expertise em entretenimento e software lhe permitirá fornecer uma melhor experiência conectada no carro do que os fabricantes tradicionais de automóveis. Ele planeja ter software continuamente atualizado no AFEELA, algo que muitos fabricantes de automóveis prometeram, mas têm sido lentos em entregar.
Jogos em carros tem sido uma tendência nas últimas semanas, com a Tesla lançando o suporte Steam (transformando os carros em computadores de jogos de $ 100.000), a NVIDIA anunciando o GeForce NOW cloud gaming para carros e agora a Sony, uma empresa conhecida por seus produtos PlayStation, seguindo adiante com seu programa de carro elétrico.
A Sony vai se associar com a Qualcomm para sua experiência no carro, com uma plataforma chamada de “chassi digital Snapdragon” pela Qualcomm. Desde o show do ano passado, a Sony também se associou à Honda para formar a Sony Honda Mobility, Inc. Curiosamente, a Sony teve o principal papel na parceria, em vez do fabricante de automóveis estabelecido. Essa parceria ajuda a remover um dos obstáculos para colocar um carro na estrada, que é realmente difícil de construir e distribuir carros.
A Honda tem experiência nisso e a Sony tem experiência em software e eletrônica, então as duas podem certamente se beneficiar nessa empreitada. E, com sorte, a Sony pode influenciar a Honda a se mover mais rapidamente do que tem feito com veículos elétricos.
A Sony se referiu ao AFEELA como uma “nova marca”, em vez de um carro individual.
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos!
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.