A Tesla cortou drasticamente os preços em todos os novos modelos nos EUA e Europa, com a maior redução de preços ocorrendo no Modelo Y, que agora é US$13.000 ou 20% mais barato.
As mudanças aconteceram no site da Tesla e parecem abranger todos os modelos.
Ao longo do último ano ou mais, a Tesla tem continuamente aumentado os preços em todos os seus veículos, pois a demanda por veículos elétricos tem sido extremamente alta. Enquanto as vendas e produção da Tesla cresciam rapidamente, a demanda por veículos elétricos também crescia e a oferta de veículos elétricos não conseguia acompanhar. Outras montadoras também têm aumentado os preços, embora algumas mais moderadamente do que outras.
Mas nas últimas semanas, finalmente vimos alguns sinais de que a Tesla pode precisar consolidar a demanda ou, pelo menos, de que os aumentos de preços foram um pouco longe demais. As primeiras e mais agressivas reduções foram na China, mas outros mercados também estão vendo descontos e incentivos adicionais para ajudar a promover os veículos elétricos, à medida que o estoque cresceu. Estas quedas de preços até levaram a protestos na China de compradores recentes que sentiram que pagaram mais do que deviam, a quem a Tesla recusou-se a oferecer compensação.
Abaixo estão os novos e os antigos preços dos vários modelos da Tesla nos EUA. Reduções de preços semelhantes aconteceram na Europa, embora você precise verificar país por país.
Modelo | Preço antigo | Novo preço | Diferença |
Model 3 | $46,990 | $43,990 | -$3K (-6%) |
Model 3 Performance | $62,990 | $53,990 | -$9K (-14%) |
Model Y | $65,990 | $52,990 | -$13K (-20%) |
Model Y Performance | $69,990 | $56,990 | -$13K (-19%) |
Model S | $104,990 | $94,990 | -$10K (-10%) |
Model S Plaid | $135,990 | $114,990 | -$21K (-15%) |
Model X | $120,990 | $109,990 | -$11K (-9%) |
Model X Plaid | $138,990 | $119,990 | -$19K (-14%) |
Outras configurações, incluindo modelos Performance, também receberam cortes de preços, sendo o maior deles a redução de US$21.000 (15%) no Modelo S “Plaid”. No entanto, há uma significativa alta de preço – a opção de sete lugares no Modelo Y agora custa US$4.000, em vez de $3.000. Isso significa, entre outras coisas, que o Modelo Y de cinco lugares agora se qualifica para o crédito fiscal de EV de US$7.500 na Inflation Reduction Act.
A configuração de cinco lugares do Modelo Y anteriormente ficava de fora de qualificação, pois é considerado um “carro” e não um “SUV” pelas regras do governo, que levam em conta vários fatores. Isso significa que precisa ter um preço de tabela sugerido abaixo de US$55.000 para se qualificar, o que os modelos de entrada agora fazem.
Então, além da queda de preço de $13.000, o Modelo Y de entrada é US$7.500 mais barato para aqueles que se qualificam para o crédito fiscal completo, o que significa que um Modelo Y encomendado hoje pode ser US$20.000 mais barato – desde que a entrega seja realizada antes de meados de março, quando o crédito fiscal é esperado ser reduzido para US$3.750.
Recentemente, o CEO da Tesla, Elon Musk, pediu para o governo reconsiderar essa definição antiga de “SUV”, que está em vigor desde antes da produção do Modelo Y. Ele pediu aos seus seguidores que comentassem sobre o assunto, mas o link de comentário público em questão parece se referir a uma atualização anual do formulário de crédito fiscal, e não às qualificações de crédito fiscal em si. Anteriormente, Musk havia pedido para o governo não aprovar o projeto de lei que estendia os créditos fiscais, dizendo que a Tesla não precisava desses créditos para ter sucesso.
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