Convenhamos. Nós não gostamos de receber chamadas indesejadas, principalmente se forem para vender algum serviço, não é mesmo? A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, estima que pelo menos 30% das ligações de telemarketing são relacionadas às operadoras de telefonia, que finalmente criaram uma forma fácil de bloquear esse tipo de chamada: o Não Me Perturbe.

A partir desta terça-feira, 16 de julho, é possível cadastrar seu número no site Não Me Perturbe, mantido pelas operadoras Algar, Claro/NET, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. É necessário informar o nome completo, CPF e endereço de e-mail.

A partir de então, você pode adicionar seus números de telefone e solicitar o bloqueio, que será efetivado em até 30 dias. O consumidor também poderá remover posteriormente o telefone do sistema de bloqueio, caso haja interesse.

De acordo com o jornal O Globo, as operadoras que descumprirem o cadastro podem ser multadas pela agência reguladora, com penalidades que podem chegar a R$ 50 milhões. De acordo com um relatório do aplicativo Truecaller, os brasileiros recebem em média 37,5 ligações de televendas por mês.

A opção de bloqueio ao telemarketing faz parte da lista de medidas para combater abusos, que também estabelece princípios como ligar em horários adequados; não ligar de forma insistente; respeitar o fato de os consumidores não desejarem receber ligações; receber e tratar reclamações sobre ligações indesejadas; garantir adesão à Lei de Proteção de Dados Pessoais e, por último, cooperar na melhoria do telemarketing em outros setores.

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