A startup colombiana Picap, que permite solicitar corridas de moto por aplicativo, acaba de chegar ao Brasil. Para concorrer com empresas como Uber e 99, ela anuncia corridas até 30% mais baratas, além de uma vantagem clara: driblar o trânsito em grandes cidades, prometendo reduzir em até 50% o tempo de deslocamento de um ponto a outro.
O aplicativo já está funcionando em fase de testes em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.
Como o aplicativo de tecnologia, que não tem uma regulação específica, o Picap também “dribla” uma lei em São Paulo, que proíbe mototáxis há um ano e foi sancionada pelo prefeito Bruno Covas, PSDB. Quem desrespeita a lei está sujeito a multa de 1 mil reais.
O funcionamento é bem similar ao de apps de carros: para se cadastrar é necessário baixar o aplicativo disponível nos sistemas Android e IOS, e inserir dados pessoais, que podem ser o login do Facebook ou e-mail.
O usuário pode colocar o endereço em que se encontra e logo após adicionar o endereço de destino. Para solicitar é só clicar em “Solicitar serviço”. Para saber o valor aproximado do serviço, é necessário digitar o endereço inicial e o destino final.
Apesar de prometer um valor menor que os concorrentes, como Uber e 99, usuários já reclamam que viram pouca diferença nos valores. Neste cenário mencionado, a possibilidade de pegar chuva, o maior risco de sofrer um acidente e a possibilidade de carregar apenas uma mochila não compensaria. Alguns, entretanto, comparam o novo serviço com a possibilidade de compartilhar o carro com outros usuários, serviços nos quais o tempo de deslocamento pode ser ainda maior do que o de um trajeto individual.
Em uma simulação na hora do rush, por exemplo, de um trajeto entre o bairro Freguesia do Ó, na zona norte da cidade de São Paulo, e o bairro do Tatuapé, na zona leste, e encontrou um valor de corrida de R$23,51 reais, aproximadamente, pelo Picap, enquanto o Uber cobrava R$57,68 reais pela mesma corrida. Isto é, o aplicativo colombiano cobrava praticamente metade do valor. Por enquanto o Picap só permite pagamento em dinheiro.
Sem cobrança de comissão
Para quem está em busca de uma renda extra, inicialmente a startup não irá cobrar comissão de motociclistas brasileiros. É uma forma de incentivar o uso da aplicação, já que a demanda ainda é pequena. De acordo com relatos de usuários na página do aplicativo. Motociclistas brasileiros que já utilizam o aplicativo reclamam que ficam horas sem receber chamadas. Outros apontam que, quando são chamados, a distância para pegar o passageiro é muito longa.
A startup estima que, na Colômbia, motociclistas recebem até 4 mil reais por mês realizando corridas pelo aplicativo. Para se tornar um motorista cadastrado, basta baixar o aplicativo, fazer cadastro com Facebook ou e-mail, clicar no menu localizado no canto superior esquerdo da tela, clicar em “tornar-se um motorista”, enviar documentos e esperar até 48h.
Três anos de funcionamento
Na Colômbia, México, Argentina e Peru, outras praças onde a Picap atua, 850 mil corridas foram realizadas pelo app apenas em maio. A startup atingiu a marca de mais de seis milhões de corridas desde seu lançamento, em 2016. Atualmente 150 mil motociclistas já utilizam o serviço.
Recentemente a startup fechou uma rodada de investimentos de 2,5 milhões de dólares, que foi liderada pela Signia Venture Partners.
A ideia do aplicativo nasceu a partir da frustração de dois colombianos que vivem em Bogotá: Héctor Neira e Daniel Rodriguez. Enquanto perdiam horas diariamente no trânsito, eles observaram que as motocicletas eram o meio de transporte mais eficiente para meios urbanos congestionados.
Héctor tem experiência em finanças e comércio exterior e trabalhou mais de dez anos em empresas de telecomunicações e tecnologia, enquanto Daniel é engenheiro de software com mais de oito anos de experiência em empresas de telecomunicações e tecnologia. Ambos se conheceram em 2014 trabalhando como CFO e CTO para uma empresa de tecnologia focada em mobilidade e transporte na Colômbia .
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