A Ford trouxe para o Novo EcoSport tecnologias que refinam o desempenho do utilitário esportivo e que são percebidas pelo motorista ao dirigir, mas nem todos conhecem por serem inéditas na categoria. A grade dianteira vem com controle ativo disponível em todas as versões da linha, esse recurso avançado melhora a eficiência aerodinâmica e aumenta a economia de combustível do veículo.
Caro engenheiro e caro leitor do Engenharia é:, a grade por sua vez com com controle ativo tem a capacidade de mudar de configuração, abrindo ou fechando automaticamente suas aletas em função de três parâmetros: a velocidade do veículo, a temperatura da água de arrefecimento do motor e a temperatura da cabine. Essas variáveis são combinadas por meio de software, que comandam o movimento da grade por um sistema eletromecânico. Incrível, não é?
Na partida, a grade permanece fechada para diminuir o tempo de aquecimento do motor. Quando o motor atinge a temperatura ideal, a passagem do ar é aberta para que seja feita a refrigeração. Em alta velocidade, a grade volta a se fechar para reduzir a turbulência de ar e o arrasto aerodinâmico.
“Tecnicamente, a grade com controle ativo faz com que o fluxo de ar em alta velocidade tenha um escoamento laminar, ou seja, suba e passe por cima da carroceria sem turbulência, diminuindo assim a resistência”, explica André Oliveira, chefe de Engenharia Veicular da Ford.
Esse recurso exclusivo equipa tanto as versões com motor 1.5 Flex, de 137 cv, como as 2.0, de 176 cv, e contribui para o Novo EcoSport ser o SUV compacto com a melhor aerodinâmica da categoria (coeficiente de 0,35 Cx). Além de aumentar em cerca de 1% a economia de combustível, a grade com controle ativo melhora a eficiência do sistema de climatização.
A carroceria do Novo EcoSport teve o seu design refinado também em muitos outros detalhes, como os retrovisores e antena, além da melhoria dos defletores de ar que já existiam e do formato da nova frente, que foi bastante otimizada para reduzir a resistência à passagem do ar. Todos esses avanços são resultado de um extenso projeto aerodinâmico que envolveu 1 milhão de horas de fluidodinâmica computacional e 260 horas de desenvolvimento em túnel de vento.
Economia de combustível
Além da tecnologia da grade dianteira com controle ativo e do projeto aerodinâmico do EcoSport, alguns cuidados por parte do motorista com o veículo podem ajudar na economia de combustível no dia a dia. Confira:
- Cheque o carro e verifique o nível do óleo regularmente. Veículos com a manutenção em dia funcionam de modo mais eficiente.
- Verifique a pressão dos pneus mensalmente. Pneus baixos podem aumentar o consumo de combustível em até 4%.
- Não carregue peso desnecessário no porta-malas ou na cabine.
- Remova bagageiros de teto vazios e mantenha as janelas fechadas, especialmente ao dirigir em altas velocidades. Isso reduz a resistência do vento, que pode significar uma economia de até 10% no consumo.
- Dirija suavemente, olhando o mais longe possível – e também para trás. Acelerações e frenagens bruscas prejudicam o rendimento.
- Ao acelerar, selecione as marchas mais altas o mais cedo possível, sem esticar demais.
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