O Koenigsegg Jesko, nono colocado na lista dos 10 carros mais caros do mundo em 2023, foi concebido como o sucessor do Agera RS. O Agera RS, um esportivo sueco, brevemente deteve o recorde de carro mais rápido do mundo, atingindo 447,23 km/h.
Apresentado na edição de 2019 do Salão de Genebra, o superesportivo recebeu o nome do pai do fundador da montadora, Christian von Koenigsegg.
Com especificações de alto desempenho, o Jesko não decepciona. Assim como seu antecessor, o Agera RS, a montadora sueca planeja produzir em série limitada, com apenas 125 unidades programadas para sair das linhas de montagem.
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Koenigsegg Jesko: Uma obra-prima da Engenharia Automotiva

O Koenigsegg Jesko foi meticulosamente projetado como uma obra-prima da engenharia automotiva. A fabricante revelou que até mesmo componentes aparentemente simples, como o virabrequim do motor, exigiram estudos extensivos para garantir a perfeição.
O virabrequim, esculpido a partir de uma única peça de aço, pesa apenas 12,5 kg, enquanto as bielas e os pistões são ainda mais leves, com 540 gramas e 290 gramas, respectivamente.
Além disso, o sistema de injeção do motor do Jesko é o primeiro do mundo a empregar três injetores por cilindro, sendo dois diretos e um indireto.

Além da engenharia impressionante do motor, o Koenigsegg Jesko apresenta um câmbio revolucionário construído pela própria marca. Com um sistema de 9 velocidades e 7 embreagens internas, conhecido como LST (Light Speed Transmission – transmissão na velocidade da luz), é uma proeza tecnológica.
De acordo com a marca, o funcionamento das embreagens é simultâneo, porém não linear. Assim, o sistema de gerenciamento seleciona a marcha mais adequada, independentemente da marcha atualmente em uso.
Em outras palavras, ao acelerar o Koenigsegg Jesko na 7ª marcha, caso o sistema identifique a 4ª como mais apropriada, ele saltará diretamente da 7ª para a 4ª, evitando as marchas intermediárias, mas com uma transição suave que simula uma mudança sequencial.
Um exagero de potência

O motor do Koenigsegg Jesko, sucessor do renomado Agera RS, não apenas representa uma proeza da engenharia, mas também é um verdadeiro expoente de potência.
Equipado com um V8 5.0 biturbo, este motor é capaz de funcionar tanto com gasolina pura quanto com o combustível E85, uma mistura composta por 85% de etanol anidro e 15% de combustível fóssil.
O destaque deste motor reside na sua flexibilidade em relação à potência. Quando abastecido exclusivamente com gasolina, o Koenigsegg Jesko oferece impressionantes 1.279 cv, enquanto alcança uma marca extraordinária de 1.600 cv quando alimentado com E85.
Além disso, seu torque é igualmente notável, atingindo 153 kgf/m.
Segundo informações da marca, os propulsores do Koenigsegg Jesko operam em sinergia com o câmbio automático de 9 velocidades mencionado anteriormente, permitindo que o sucessor do Agera RS atinja velocidades próximas a 500 km/h.
Embora a velocidade máxima declarada seja de 480 km/h, o tempo necessário para que o veículo esportivo acelere de 0 a 100 km/h ainda não foi oficialmente divulgado.
Qual o preço do Koenigsegg Jesko?

Conforme mencionado anteriormente, o Koenigsegg Jesko encerrou o ano de 2023 figurando entre os 10 carros mais caros do mundo.
O sucessor do Agera RS foi lançado com um preço inicial de US$ 3 milhões, o que equivale a aproximadamente R$ 14,7 milhões na conversão direta para a moeda brasileira.
Apesar do preço alto, os clientes compraram rapidamente todas as unidades do Koenigsegg Jesko após o lançamento oficial do superesportivo. Durante os dias em que o Salão de Genebra de 2019 ocorreu, os clientes adquiriram um total de 83 unidades das 125 disponíveis.
Com informações de Canal Tech
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