A figura que ilustra este pequeno artigo mostra claramente qual é a ideia central da metodologia “Open Innovation” (ou seja, “Inovação Aberta”): na realidade, o processo funciona como um “funil de idéias”, totalmente “vazado”, que conta com importantes “entradas” e “saídas”, o que permite um dinamismo muito maior à criação de inovações.
É uma apreciável mudança de paradigma, já que o modus operandi anterior era o de um funil “fechado”, no qual grupos definidos (geralmente dentro da própria empresa…) deveriam propor as inovações, geralmente com visões muitas vezes tradicionais e estreitas…
Isto significa que dentro de uma instituição inovadora deve haver mudança na forma na qual as pessoas veem a instituição e seu ambiente. Envolver outros parceiros, e até mesmo seus clientes, se for o caso, no desenvolvimento de outros produtos, tecnologias ou serviços, seguramente vai agregar muito valor.
Até uma empresa, se desejar inovar com sucesso, sempre deverá considerar estabelecer cooperação e parcerias com instituições de pesquisa, universidades, seus fornecedores e mesmo com os usuários de seus produtos.
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