O ambiente de intensa competitividade no qual hoje vivemos e trabalhando traz a necessidade de inovar cada vez mais e de modo cada vez mais rápido. Tal fato, aliado ao grande avanço tecnológico e social e à predominância da vontade do cliente estão mudando em muito o modo de se trabalhar o desenvolvimento de novos produtos e serviços. De fato, o conceito de “tenho que fazer tudo” está migrando para “também tenho que colocar outros personagens no palco da inovação”…
E, no caso de empresas, importantes personagens são seus clientes… E quando falamos em “clientes”, estamos tratando não só dos usuais, mas também dos “internos”: chefes, colegas, outras seções ou departamentos ligados a nós, etc.
Daí estarem adquirindo grande importância outras ferramentas de inovação, que serão tratadas nas próximas semanas. São elas:
A “Co-criação” (co-creation)
O “Business Model CANVAS”
A sistemática do “Open Innovation”
E o “Design Thinking”…
Aos poucos iremos navegando por estas metodologias, que estão popularizando-se cada vez mais…
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.