Mate Rimac, CEO das fabricantes de supercarros Rimac e Bugatti, comentou sobre a afirmação de Elon Musk de que o novo Tesla Roadster vai acelerar de 0 a 100 em menos de 1 segundo com propulsores. Rimac vê alguns problemas com isso.
O Roadster da Tesla foi apresentado pela primeira vez em 2017. Inicialmente, estava previsto para 2020, mas tem sido adiado a cada ano desde então. No ano passado, Elon Musk disse que será lançado em 2024.
No mês passado, o CEO afirmou que teve uma reunião de design sobre o novo Roadster e decidiram “aumentar radicalmente as metas de design para o novo Tesla Roadster”. Musk disse que o veículo está novamente atrasado até o próximo ano, mas afirmou que a Tesla planeja apresentar uma versão atualizada ainda este ano. Musk novamente afirmou que o veículo alcançará aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 1 segundo com propulsores de ar frio construídos por sua empresa de foguetes, a SpaceX.
Rimac tem acompanhado de perto o programa do Roadster, já que seu hipercarro elétrico Nevera está alcançando desempenho semelhante ao que a Tesla originalmente afirmava para o Roadster. Após a Tesla apresentar o protótipo do novo Roadster, a Rimac revelou uma nova versão de seu supercarro com especificações semelhantes.
O fabricante croata de supercarros elétricos está agora em uma posição melhor do que nunca para competir com a Tesla depois que a Porsche investiu na empresa e teve seu fundador e CEO, Mate Rimac, assumindo a lendária fabricante de supercarros Bugatti. Recentemente, Rimac foi questionado no Facebook sobre a alegação da Tesla de aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 1 segundo no novo Roadster.
Ele afirmou que a Rimac fez a simulação. Ele acredita que é possível, mas cria alguns problemas de peso: “É possível com propulsores. Fizemos a simulação. O problema é que você libera o ar em 2-3 segundos, e então você tem muito peso morto que está carregando (tanques, compressores, válvulas, bocais, etc.). O mesmo acontece com os ventiladores – eles apenas proporcionam mais aderência, mas você precisa de algo como 30.000 Nm nas rodas para acelerar abaixo de 1 segundo de 0 a 100 km/h, o que significa que você precisa de motores enormes, inversores, caixas de câmbio, eixos de transmissão, etc. Além disso, o carro precisa ser super leve, senão você não pode criar muita downforce extra com os ventiladores, já que os pneus ficariam sobrecarregados muito rapidamente com qualquer tipo de carro com peso de “supercarro normal”, especialmente elétrico. E então, novamente, você está carregando o peso consigo quando não está fazendo de 0 a 100 km/h. Portanto, propulsores são realmente a única maneira de ir. Mas isso também traz muitos inconvenientes”.
Parece que a Rimac não está convencida da ideia de colocar propulsores de ar frio em seus supercarros. A Tesla pode provar que estão errados?
O restante do tempo, isso prejudicará o desempenho do seu carro com o peso adicional. Inicialmente, a Tesla falou sobre o novo Roadster ter mais de 965 km de autonomia.
No entanto, desde então, Musk afirmou que a Tesla não está interessada em fabricar carros com mais de 640 km de autonomia e, curiosamente, é por uma razão semelhante ao problema destacado pela Rimac. As pessoas raramente dirigem mais de 640 km de uma vez e o restante do tempo você está carregando uma bateria super grande e pesada sem motivo.
Com sua atualização recente sobre o novo Roadster, Musk não mencionou a autonomia. Será interessante ver se 965 km de autonomia ainda está nos planos para o novo Roadster.
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