A Yangwang, a marca de luxo da BYD, lançou seus primeiros modelos: o SUV de luxo off-road U8 e o supercarro Yangwang U9. Ambos compartilham da mesma plataforma, chamada de e4.
O sistema adota uma tecnologia de propulsão independente com quatro motores elétricos, que serão produzidos em massa na China.
Com esse sistema, os veículos podem alcançar uma rotação máxima de 20.500 RPM e uma potência acima de 1.100 cv.
“A marca Yangwang será a primeira a incorporar as tecnologias de última geração do grupo BYD e oferecer segurança, desempenho e uma experiência excepcional aos seus clientes, até mesmo em condições de direção extremas”, declarou Wang Chuanfu, presidente da BYD Global, durante o evento de lançamento.
Plataforma e4
O fabricante afirma que a plataforma e4 pode resultar em maior segurança para os usuários. Em caso de falha de uma roda, por exemplo, a tecnologia pode ajustar o torque das três rodas restantes em milissegundos, auxiliando o veículo a parar de forma estável.
Além disso, os modelos equipados com a plataforma também possuem a tecnologia IP68 à prova d’água e vedação da carroceria, que permite que os veículos flutuem sobre a água graças ao controle vetorial independente de quatro rodas.
Devido à capacidade independente de saída de torque (positivo e negativo), mesmo que a direção e os freios não estejam funcionando corretamente, a plataforma e4 permite que o veículo pare a uma velocidade de 100 km/h em menos de 40 metros e faça curvas em menos de 12 metros.
Entre as características do SUV U8 estão seu comprimento de 5 metros e largura de 2 metros. Ele incorpora o conceito de design “Time Gate”, registrado pela marca.
Já o esportivo Yangwang U9, possui capacidade de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2 segundos.
O logotipo Yangwang é inspirado na escrita chinesa “电” (que significa eletricidade).
Carros elétricos no Brasil
Os carros elétricos têm ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro nos últimos anos, embora ainda representem uma parcela pequena do total de vendas de automóveis no país.
Existem algumas razões para isso, incluindo a falta de infraestrutura de carregamento e a alta taxa de importação, o que faz com que os preços dos carros elétricos sejam elevados em comparação com os veículos a combustão. No entanto, algumas medidas governamentais têm sido tomadas para incentivar a adoção de carros elétricos, como isenção de impostos e programas de incentivo à compra.
O governo também está investindo em infraestrutura de carregamento e tem planos de aumentar a capacidade de geração de energia renovável para atender à demanda crescente por eletricidade dos veículos elétricos. Além disso, algumas montadoras começam a ter planos de produzir no Brasil, o que pode melhorar a oferta e baixar o valor.
Em resumo, ainda há desafios para a massificação dos veículos elétricos no Brasil, mas a tendência é de crescimento contínuo no futuro.
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos!
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.