A Mercedes-Benz anunciou diversas inovações importantes durante a atualização da sua Estratégia de Sistema Operacional em Sunnyvale, na Califórnia. A montadora alemã divulgou que está desenvolvendo seu próprio sistema operacional proprietário, chamado de MB.OS, que oferecerá recursos como navegação e mapas do Google. Além disso, a Mercedes anunciou que está ampliando uma parceria anterior com a especialista em lidar, a Luminar, em um novo acordo multibilionário para integrar a tecnologia até meados desta década.
Primeiro as primeiras coisas. A Mercedes-Benz anunciou hoje planos de desenvolver seu próprio sistema operacional que estreará na nova plataforma Mercedes Modular Architecture (MMA). Ao desenvolver o MB.OS internamente (com parceiros), a montadora alemã afirma que pode manter total controle sobre o relacionamento com seus clientes, protegendo a privacidade deles.
O design em si é uma arquitetura dedicada de chip para nuvem que opera domínios principais de veículos elétricos de forma holística, desde entretenimento até carregamento e até mesmo direção autônoma (mais sobre isso em breve). A montadora também disse que o MB.OS desacopla hardware e software, agilizando atualizações e inovações futuras. Foi projetado para conectar todos os principais aspectos da cadeia de valor da empresa, incluindo desenvolvimento, produção, comércio omni-channel e serviço.
O CEO da Mercedes-Benz, Ola Källenius, afirmou:
Na Mercedes-Benz, estamos dedicados a construir os carros mais desejados do mundo. Consequentemente, tomamos a decisão de sermos os arquitetos do nosso próprio sistema operacional – uma arquitetura exclusiva de chip para nuvem que aproveita todo o acesso aos componentes de hardware e software dos nossos veículos. Combinando essa expertise interna com uma seleção de parceiros de classe mundial, criaremos uma experiência excepcional para o cliente, desde assistência de direção, navegação e entretenimento até carregamento integrado. O MB.OS apresentará atualizações completas e melhorias constantes.
O novo sistema operacional foi criado para se tornar padronizado em toda a carteira de veículos da Mercedes, incluindo os veículos elétricos, é claro, até meados desta década, quando a plataforma MMA chegar. Além do Google, outro parceiro no desenvolvimento do novo sistema operacional da Mercedes é a NVIDIA.
A especialista em software e IA está fornecendo seu sistema Orin-on-chip para aprimorar os sistemas de direção automatizada de referência SAE níveis 2 e 3, que podem ser ainda mais suportados pela tecnologia lidar implementada nos veículos Mercedes desenvolvida pela Luminar Technologies.
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A Mercedes-Benz aumentou significativamente seu investimento em uma parceria anterior entre as duas empresas para incorporar a tecnologia lidar Iris da Luminar em sua próxima geração de veículos, novamente até meados da década. As empresas têm colaborado de perto há mais de um ano após sua parceria inicial, mas o lidar Iris da Luminar entrou em produção em série apenas em outubro de 2022. Acompanhamos seu progresso, já que está atualmente disponível como um opcional para pré-encomendas do SUV Polestar 3 e é um componente integrante do próximo EX90 da Volvo, que a montadora está apresentando como o “veículo mais seguro que já construiu”.
No que diz respeito ao trabalho com a Mercedes, a Luminar diz que seu programa de lidar concluiu com êxito sua fase inicial e os marcos associados. A Mercedes pretende usar a próxima geração da tecnologia lidar Iris da Luminar para ajudar a navegar com segurança os sistemas de direção automatizada que o MB.OS entregará. Isso inclui velocidades mais altas em autoestradas e assistência ao motorista aprimorada em áreas urbanas.
Markus Schäfer, membro do conselho de administração do Grupo Mercedes-Benz AG e diretor de tecnologia, desenvolvimento e compras, falou sobre a parceria expandida com a Luminar para implementar sua tecnologia lidar:
Em um primeiro passo, introduzimos um sistema de nível 3 em nossos modelos de linha superior. Em seguida, queremos implementar recursos avançados de direção automatizada em uma escala mais ampla dentro de nosso portfólio. Estou convencido de que a Luminar é uma ótima parceira para ajudar a realizar nossa visão e roteiro para direção automatizada e sem acidentes.
A Luminar afirma que apresentará a versão da próxima geração de seu sistema lidar Iris durante seu relatório do quarto trimestre e do ano inteiro em breve.
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