A Mercedes-Benz anunciou que seu sistema de condução autônoma condicional DRIVE PILOT foi autorizado para uso nas estradas públicas, começando em Nevada. O DRIVE PILOT agora é o único sistema SAE nível 3 em um veículo elétrico de produção certificado para operação, enquanto a Mercedes busca expandir-se ainda mais este ano.
O DRIVE PILOT da Mercedes-Benz chegou ao asfalto na Alemanha em maio de 2022. Antes disso, no entanto, tivemos a chance de experimentar o “DISTRONIC Active Distance Assist” da Mercedes, que se baseia na autonomia de nível 2 que a montadora alemã tem oferecido por anos. O DISTRONIC garante que o veículo mantenha uma distância pré-selecionada do veículo à sua frente, além de manter outros recursos de assistência, como o manter na faixa e o direcionamento ativo.
Esta forma de condução autônoma de nível 2 exige que o motorista da Mercedes mantenha as mãos no volante, mas isso não é o caso para sua tecnologia DRIVE PILOT de nível 3. O DRIVE PILOT se baseia nos sensores circundantes existentes do pacote de assistência à condução em um EQS, por exemplo, mas utiliza sensores adicionais, incluindo LiDAR e uma câmera na janela traseira. Além disso, o DRIVE PILOT usa microfones para detectar veículos de emergência aproximando-se e um sensor de umidade da estrada na roda.
Com atuadores redundante de direção, freio e sistema elétrico a bordo, qualquer veículo Mercedes com DRIVE PILOT está seguro para devolver o controle de forma segura ao motorista caso qualquer sistema falhe. A segurança humana é algo que a Mercedes-Benz prega com frequência ao discutir sua tecnologia autônoma e ela se orgulha de seu trabalho.
É por isso que a montadora alemã é a primeira autorizada a operar a condução autônoma SAE nível 3 nos EUA.
De acordo com a Mercedes-Benz, seu sistema de condução condicional DRIVE PILOT cumpre com os requisitos do Capítulo 482A de Nevada para Veículos Autônomos e agora está autorizado a permitir que os motoristas entreguem a condução ao veículo (sob certas condições, é claro). Por exemplo, o DRIVE PILOT atualmente só está autorizado a operar a velocidades de até 65 km/h.
Outras montadoras como a Tesla têm seus próprios níveis de assistência à condução autônoma. Há também o Ford BlueCruise, não a ser confundido com o Super Cruise da GM. No entanto, onde a Mercedes-Benz agora lidera em alcançar a autorização SAE nível 3 para a condução autônoma é o fato de que quando o DRIVE PILOT está engajado e o motorista tem as mãos fora do volante, o veículo é responsável por qualquer coisa que aconteça.
Nenhuma outra montadora nos EUA pode dizer isso agora – seus motoristas ainda são responsáveis por último em caso de acidente. Mesmo se o motorista da Mercedes não retomar o controle do EV após um crescente prompt (talvez devido a um problema de saúde grave, por exemplo), o sistema automaticamente pausará o veículo, acionando seus faróis de emergência. Uma vez parado, o carro ativará o sistema de chamada de emergência da Mercedes-Benz e destrancará as portas para os primeiros socorristas.
Markus Schäfer, membro do Conselho de Administração da Mercedes-Benz Group AG e chefe de tecnologia responsável por desenvolvimento e aquisição, comentou sobre a recente certificação do DRIVE PILOT em Nevada:
No mundo moderno, o tempo é um dos bens mais preciosos, e devolver o tempo aos nossos clientes é um elemento central em nossa estratégia de construir os carros mais desejados do mundo. O nosso DRIVE PILOT dá um grande passo para o conseguir e coloca-nos na vanguarda da inovação no campo crucialmente importante da condução autónoma. O DRIVE PILOT demonstra mais uma vez que nosso pioneirismo faz parte do nosso DNA. A certificação em Nevada marca o início de seu lançamento internacional e, com ela, o início de uma nova era.
Olhando para o futuro, a Mercedes-Benz já apresentou documentos de certificação para direção autônoma SAE nível 3 na Califórnia e espera receber a aprovação ainda este ano. O DRIVE PILOT estreará no mercado norte-americano nas versões 2024 dos sedãs Classe S e EQS, com as primeiras entregas previstas para o segundo semestre deste ano.
Confira abaixo o DRIVE PILOT em ação:
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