A inteligência artificial (IA) que pode ver e comentar sobre o mundo que nos rodeia em breve vai interagir mais naturalmente com as pessoas no dia a dia, graças a uma poderosa combinação de novas tecnologias em teste no Japão, por meio de um aplicativo de smartphone tagarela.
O aplicativo conta com a Rinna, popular chatbot da Microsoft Japão. A novidade foi anunciada no Microsoft Tech Summit 2018, em Tóquio, e ainda está em fase de desenvolvimento.
A IA por trás do aplicativo aprimorou os recursos de visão, audição e voz para reconhecer e falar sobre os objetos que vê de maneira semelhante à que uma pessoa faria. Como tal, representa um passo significativo para um futuro de interações naturais entre a IA e as pessoas. No coração do aplicativo está o “Modelo de Visão de Empatia”, que combina tecnologia convencional de reconhecimento de imagem e respostas emocionais.
Com essa tecnologia, Rinna vê seu entorno através da câmera de um smartphone. A chatbot não apenas reconhece objetos e pessoas, como pode descrever e comentar verbalmente sobre elas em tempo real. Usando tecnologias de processamento de linguagem natural, reconhecimento de voz e síntese de fala – desenvolvidas por cientistas da Microsoft Research – ela pode se envolver em conversas naturais com o usuário humano de um telefone.
A tecnologia convencional de visão de IA pode reagir da seguinte maneira: “Eu vejo pessoas. Eu vejo uma criança. Eu vejo um cachorro. Eu vejo um carro”.
Em contraste, com o Modelo de Visão de Empatia, Rinna pode dizer: “Uau, que família bacana! Aproveitando o fim de semana, talvez? Ah, tem um carro chegando! Cuidado!”.
“O usuário pode segurar o smartphone na mão ou colocá-lo no bolso enquanto caminha. Com a câmera ligada, Rinna pode ver o mesmo cenário, pessoas e objetos que o usuário e falar com ele sobre tudo o que vê”, disse o presidente da Microsoft Japão, Takuya Hirano.
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! xD
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.