Obter a opinião das pessoas sobre a ideia concebida é um dos pontos mais importantes do nosso processo de criação de soluções inovadoras para nossos problemas. Neste “compartilhamento”, nesta “realimentação”, com base no trabalho com nossos protótipos, poderemos descobrir quais são as verdadeiras necessidades das pessoas e no que poderemos melhorar. E às vezes teremos ótimas surpresas nesta fase, ou mudando totalmente nosso conceito inicial, ou tornando-o verdadeiramente útil e válido.
Logo, essa é uma etapa que tem que ser bem preparada. Fundamental: é com base no que queremos aprender é que vamos planejar nossa atividade de “feedback”. Por exemplo, se quisermos ter apenas uma primeira impressão, uma conversa poderá ser suficiente; se quisermos observar o comportamento real das pessoas, vamos organizar a atividade como se fosse uma aplicação real da ideia.
E se quisermos verificar os impactos a longo prazo, poderemos fornecer um protótipo para as pessoas utilizarem por um determinado prazo.
É preciso tomar outras providências. O local, por exemplo: no nosso caso, seria melhor fazer a atividade de “feedback” em uma sala de aulas, é claro. Deveríamos convidar pessoas diferentes do grupo criador, mas que tenham interesse no assunto – professores, alunos, pessoal de suporte de informática, por exemplo.
Também deveremos ir bem preparados: uma pequena apresentação sobre a atividade é conveniente, mas sem conduzir para uma eventual aceitação do conceito; depois, conduzir a atividade, e entregar uma lista de perguntas que pode ter algumas perguntas bem dirigidas, mas que dê margem à uma boa liberdade de opiniões.
Seguramente teremos boas surpresas nesta atividade!
Imagem de Shutterstock
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