Em nossa escola, operando da forma que foi descrita até agora, evidentemente corremos riscos… Procuramos prevê-los e mensurá-los. É evidente. Mas nunca isto nos impedirá de tentar inovar, e tal conceito é válido tanto para a administração, quanto para os professores e alunos – para nós, tentar sempre inovar e criar o novo é um importante conceito administrativo e educacional!
Assim, erros e problemas são permitidos, desde que não sejam causados por omissão. Se erros ocorrerem, o que será quase certo que acontecerá, vamos removendo-os gradativa e criativamente, utilizando-s sempre como “plataformas de aprendizado”.
Ou seja, caso a ação não corresponda ou atinja o objetivo desejado, procede-se a uma investigação da mesma, de forma a examinar com mais detalhes o que ocorreu, na busca de identificar as lições a aprender com a experiência. Desta forma, nada é perdido com o eventual erro.
Trata-se então de aceitar, entender, estudar, e aprender com o interessante conceito que pode ser denominado de “erro honesto” – errar na tentativa de acertar…
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