A Stellantis foi constituída em janeiro de 2021 com uma visão de mobilidade sustentável. As estratégias do grupo estão alinhadas ao desenvolvimento de soluções em produtos e serviços em eficiência energética, redução de emissões, eletrificação, direção autônoma, carros mais tecnológicos e conectados com plataformas de conteúdos e e-commerce. A Stellantis segue globalmente uma estratégia pautada no combate às mudanças climáticas, promoção da diversidade e inclusão, mobilidade sustentável, apoio às comunidades locais, respeito aos direitos humanos e compras sustentáveis.
O plano global da Stellantis anunciado recentemente, o Dare Forward 2030, projeta a descarbonização completa de todo o ciclo até 2038, com uma redução de 50% já em 2030. Assumir um papel de liderança na descarbonização, bem como um passo decisivo na economia circular, é a contribuição que a empresa quer dar para um futuro sustentável.
Rumo a estes objetivos, o Grupo investe em eletrificação e planeja que 100% de suas vendas na União Europeia em 2030 sejam de veículos elétricos. Nos Estados Unidos, a participação dos elétricos será de 50% e no Brasil, de 20%.
A Stellantis América do Sul é parte ativa do plano estratégico de longo prazo Dare Forward 2030 e trabalha para atingir regionalmente as metas de descarbonização e de eletrificação. A Stellantis está trabalhando para reduzir e neutralizar as emissões de gases de efeito estufa nas unidades industriais e na cadeia de valor. É um movimento alinhado à relevância das ações ESG e o Brasil tem uma rota tecnológica própria rumo à motopropulsão de baixo carbono.
A Stellantis trabalha com o conceito de múltipla matriz energética, aproveitando as vantagens competitivas regionais para tornar a propulsão mais limpa e eficiente. No Brasil há um forte aliado na redução das emissões de CO2, que é o etanol. Sua combinação com a eletrificação pode ser uma alternativa competitiva de transição para a difusão da eletrificação a preços acessíveis, além da capacidade de a empresa atingir as metas de emissões.
O etanol é uma vantagem estratégica do Brasil para uma propulsão mais limpa. Quando considerado o conceito well-to-wheel – no caso, do campo à roda, o etanol é altamente eficiente quanto às emissões, porque a cana-de-açúcar em seu ciclo de desenvolvimento vegetal absorve de 70% a 80% do CO2 liberado na produção e queima do etanol combustível.
O Brasil tem quatro décadas de acúmulo de tecnologia nesta área e intensificar o uso do etanol é uma decisão inteligente, que leva em conta a imensa plataforma produtiva, logística e de distribuição já implantada no país. A combinação do etanol com a eletrificação em motores híbridos é uma alternativa inteligente para o país como transição para uma mobilidade sustentável de baixo carbono, pois permitirá o acesso de faixas maiores do mercado consumidor a tecnologias de baixa emissão.
A rota tecnológica da motopropulsão está descrita no quadro abaixo. Começa no desenvolvimento de motores mais eficientes, passa pelo aprimoramento do etanol e sua utilização em sistemas híbridos de propulsão, que combinam o biocombustível com a eletrificação. A rota avança para os motores elétricos a bateria e vai até as células de combustível a etanol.

É importante observar que o projeto de carbono zero não inclui apenas os veículos, mas toda a cadeia de valor envolvida no ciclo de produção. Começa no desenvolvimento de produtos mais eficientes em termos de CO2 e na cadeia de fornecedores, passa pela manufatura mais eficiente, pelo produto, pela rede de concessionários e pelo usuário. Ao fim do ciclo do produto, outro ciclo se inicia, com a remanufatura, reuso e reciclagem. É a economia circular que torna o ciclo virtuoso.

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