A estratégia de eletrificação da Stellantis transforma o próprio modelo de negócio e cadeia de valor, com a introdução de novos componentes, como sistemas de propulsão elétricos, baterias e novas plataformas de veículos, que permitirão a multiplicação da tecnologia embarcada.
Para atingir o objetivo de se tornar uma empresa tecnológica de mobilidade sustentável e acessível, foram definidos objetivos como redução em 50% da pegada de carbono até 2030 e de 100% até 2038. Para tal, a empresa planeja expandir o mix de vendas de veículos eletrificados para 100% na Europa até 2030, para 50% nos Estados Unidos e 20% na América do Sul. No caso brasileiro, a combinação da eletrificação com o etanol é grande diferencial que permitirá uma descarbonização de baixo custo e acessível para os padrões dos consumidores de nossa região.
Considerando que o desafio na busca de uma mobilidade sustentável vai além do produto, a Stellantis criou a unidade de negócios e-Mobility para iniciar o mapeamento e desenvolvimento de um ecossistema de parcerias, buscando um novo conceito de mobilidade sustentável, focado em simplificar a vida dos consumidores que escolherem usar veículos eletrificados nos seus deslocamentos. Tais parceiros estão sendo desenvolvidos em várias frentes para prover soluções e inovações, de forma a atender todas as demandas e suprir as melhores experiências ao consumidor de veículo elétrico ao longo das jornadas de uso nos seus deslocamentos, durante todo o ciclo de vida do veículo, começando desde o engajamento com a mobilidade elétrica, até mesmo o descarte das baterias e componentes dos produtos numa ótica de economia circular.
A Stellantis já tem a maior oferta de gama de eletrificados do mercado: Fiat 500e, o Peugeot e- 208GT, os furgões Citroën Ë-Jumpy, Peugeot e-Expert e e-Scudo, além do Jeep Compass 4xe híbrido plug-in.
O e-Mobility veio para ser o elo de ligação entre o produto e os serviços desse ecossistema, a fim de prover melhor experiência, se tornando um hub, um ecossistema e uma plataforma de soluções e de oportunidade de novos negócios, literalmente transformando o veículo em um smart car, em um ambiente que cada vez mais demandará soluções smart, como smart mobility em um contexto de smart cities.
Por isso, a Stellantis já fechou parcerias com a WEG e EnelX para o fornecimento de soluções B2C e B2B de carregadores e com a Estapar, que é o maior player de estacionamentos privados da América Latina, para compor o projeto Ecovagas, que conta com mais de 200 pontos de recarga disponíveis, com expansão prevista para chegar até mil pontos até 2023, distribuídos em todo o Brasil. Isto permite aos clientes Stellantis de produtos eletrificados dispor de vagas preferencias e adequadas para carregamentos de seus veículos, sem custo adicional ao do estacionamento. Tupinambá é um parceiro que tem uma ampla rede de recarga com mais de mil pontos já gerenciados pela plataforma conectada que permite desde a geolocalização até no futuro a reserva e o pagamento de recargas de uma forma fluida e seamless, utilizando meios de pagamentos digitais. Todo esse ecossistema, bem como os demais parceiros que estarão integrados com o Cart, que é a plataforma digital de marketplace, que permitirá fazer a gestão e prover a melhor experiência para o consumidor, tudo de forma simples de embarcada no veículo, através de centrais multimídia, bem como através de outros meios, como celular, ou desktops dos clientes.
- Conheça as áreas de funilaria e montagem da Stellantis em Betim, MG
- Conheça as primeiras etapas do desenvolvimento de um veículo completamente novo da Stellantis em Betim, MG
- Do conceito a definição do modelo: conheça Design Center South America da Stellantis em Betim, MG
-
Conheça o projeto de descarbonização completa da Stellantis até 2038
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos!
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.