A Toyota está intensificando sua presença no mercado de veículos elétricos, com planos de inaugurar uma nova fábrica dedicada a EVs em 2026 e a pesquisa de quatro avançadas tecnologias de baterias. Algumas destas inovações têm potencial para reduzir os custos dos veículos em até 40% e alcançar uma impressionante autonomia de 1,2 mil quilômetros, conforme divulgado pela fabricante.
A Toyota está se preparando para lançar quatro tipos de baterias, sendo três delas com tecnologias de eletrólito líquido e uma com tecnologia de bateria em estado sólido. A empresa planeja que essas inovações atendam à demanda de 1,7 milhão de veículos, dos 3,5 milhões que a Toyota pretende vender globalmente até 2030. Essas baterias de eletrólito líquido foram subdivididas em três categorias: Performance, Popularização e Alto Desempenho, com foco em melhorias na densidade energética, preços competitivos e velocidade de carregamento, abrangendo o tipo de dispositivo mais amplamente utilizado na indústria de veículos elétricos atualmente.
Conforme indicado por um quadro da Toyota (consulte acima), essa categoria de bateria ofereceria uma autonomia superior a 800 quilômetros, com um preço 20% inferior ao do modelo bZ4X. Além disso, ela poderia ser recarregada em aproximadamente 20 minutos, levando em consideração as melhorias feitas nos modelos para acomodá-la, incluindo aprimoramentos de peso e aerodinâmica.
Essa tecnologia está programada para ser implementada nos modelos da Toyota a partir de 2026.
Quanto à segunda bateria, ela adotará a química de fosfato de ferro-lítio (LFP), com o objetivo de oferecer um preço mais acessível para promover a popularização dos veículos. De acordo com a tabela, essa bateria tem a previsão de custar até 40% menos do que o modelo bZ4X.
Contudo, é importante destacar que sua autonomia é ligeiramente inferior, atingindo 600 quilômetros, e o tempo de recarga é estimado em cerca de 30 minutos. A implementação dessa bateria nos veículos está prevista para ocorrer entre 2026 e 2027.
No caso da terceira categoria de baterias, denominada “Alto Desempenho”, a Toyota tem como objetivo alcançar uma redução de 10% em relação ao modelo atual, proporcionando um tempo de recarga de aproximadamente 20 minutos.
A principal característica distintiva desse tipo de bateria é sua excepcional autonomia, podendo chegar a até 1.000 quilômetros. A previsão de chegada dessas baterias aos veículos Toyota está programada para ocorrer entre 2027 e 2028.
Quanto ao quarto tipo de baterias, que emprega tecnologia em estado sólido, ainda não possui um custo estabelecido, mas também visa oferecer uma impressionante autonomia de 1.000 a 1.200 quilômetros. Um dos aspectos mais notáveis é o tempo de recarga, que está estimado em apenas 10 minutos. A implementação dessas baterias está prevista para começar a partir de 2027, com algumas delas ainda sem uma data específica definida.
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos!
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.